Pois todo mundo identifica um fusca apenas pelo barulho do motor, certo?
O motor boxer VW nasceu na década de 30 e não parou de evoluir durante os anos de produção em série, até que a Kombi trocasse de motorização e ele virasse de vez coisa do passado.
Durante a sua vida, o velho motorzinho sempre foi fiel as qualidades e aos defeitos que criaram a sua identidade . Confiabilidade, economia, desempenho urbano satisfatório e fácil manutenção fizeram dele uma das máquinas mais conhecidas do mundo e renderam alguns mitos:
“Com um cabo do acelerador e uma correia reserva, dou a volta ao mundo…”
Mas para muitos as qualidades do boxerzinho não são suficientes, e estes partem então para uma adaptação. Aqui no Brasil já não é raro ver Volks anteriores a década de 80 com motores “AP” ou similares. E nessas, as qualidades se perdem e os ganhos são duvidosos. Muda a distribuição de peso, suspensão sofre, os freios precisam ser retrabalhados, tudo para entregar ao motorista emoções não muito diferentes as que um boxer bem trabalhado traria.
Para confrontar essa “receita”, eis que uma oficina inglesa especializada em VWs, a TypeTwoDetectives , criou um CARRO CONCEITO que trouxe, com muito bom humor, uma satisfação enorme aos puristas mundo afora. A vingança perfeita foi feita em cima de um moderno Golf, desconstruído, aproximado ao máximo da Brasília, carro que nasceu em terras tupiniquins e foi fonte de inspiração ao primeiro modelo do considerado sucessor do Fusca.
O Golf ganhou assim o cabeçote dianteiro do chassi, onde se apoiam os tubos da suspensão com seus feixes de mola, o chapeu de napoleão, o tanque dianteiro, a suspensão traseira com sua cambagem negativa, o famoso câmbio, capela….um motor a ar!
Confiram algumas fotos do processo e o resultado final desta brincadeira, que cumpriu bem o papel de divulgar a oficina e vingar os adoradores do bom e velho boxer VW.
Clique abaixo para ver mais fotos do andamento do projeto, bem como ele pronto.
P.s.: Não conheço um modo decente de postar fotos no WordPress, caso alguém saiba, me ensine.
E você só poderia ter gostado!!!
Ficou muito bom.
Depois de quase dois anos ainda não sei nem postar em meu blog.
Um abraço
Rui
Putz Rui, como eu apanho. Tentei duas vezes deixar as fotos alinhadas e desisti, vai assim mesmo.
Uma hora aprendemos!
Muito legal o projeto dos ingleses. Verdadeira vingança realmente!.
Parabéns pela descoberta!.
abraço